Drenagem Linfática Manual

​ A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem desenvolvida pelo médico dinamarquês Emil Vodder (método Vodder) cujo objetivo é estimular o sistema linfática a trabalhar a um ritmo mais acelerado. Por este processo são eliminados os excessos de líquidos e as toxinas. Os movimentos aplicados consistem em pressões leves, suaves, rítmicas e precisas, em forma circular e espiral sempre em direção aos gânglios linfáticos e não utiliza nenhum tipo de creme ou óleo.

Neste momento existem várias “métodos”  (Vodder; leduc; Godoy & Godoy… ) de drenagem sendo todos eles em pressões leves, suaves, rítmicas.

Por facilitar o escoamento do líquido intersticial, a drenagem linfática produz indiretamente benefícios ao organismo como: Fornecimento de nutrientes ás células; Oxigenação dos tecidos; Desintoxicação do tecido intersticial; Desintoxicação da musculatura esquelética; Distribuição de hormônios; Quantidade de líquidos excretados; Melhor cicatrização. A drenagem linfática manual é um tipo de massagem corporal feita com as mãos que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo, facilitando o tratamento da celulite, inchaço ou linfodema, além de poder ser utilizada no pós-operatório de cirurgia plástica.

A drenagem linfática deve ser feita sempre aplicando apenas uma ligeira pressão com as duas mãos sobre a pele, pois o excesso de pressão pode inibir a circulação linfática e a drenagem deixa de ter resultados

É muito importante diferenciar a DLM da Massagem Anticelulítica ou Modeladora, que é realizada com óleos específicos e cujas pressões e manobras são muito intensas, tendo o seu principal efeito a nível circulatório e adiposo – e não a nível linfático.

 

– Benefícios –

Estímulo da circulação de retorno venosa e linfática

Tratamento de edemas venosos

Favorece a recuperação da elasticidade cutânea

Tem efeito diurético através do qual são eliminadas toxinas

Efeito relaxante

Elimina os nódulos de celulite, conseguindo uma redução e melhoria da pele “ casca de laranja”.

Redução de volume corporal

Remodelação Corporal

Pernas mais leves e desinchadas

 

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infeção, pois as células infeciosas podem entrar no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Em contrapartida, grávidas podem e devem realizar este tipo de tratamento, especialmente após o 2º trimestre quando há maior incidência de edemas e inchaços.

 

Tipos de Drenagem Linfática Manual:

– Parcial: A DLM pode ser realizada em partes do corpo, por norma realizamos nos braços e pernas (onde há maior tendência para acúmulo de líquidos) e neste caso cada sessão tem a duração de aproximadamente 45 minutos.

– Total: Nos casos em que a DLM é total, isto é, engloba todo o corpo e apanha zonas como mãos e pés, abdómen, pernas e flancos. Na Drenagem Linfática Manual Total, a duração de cada sessão é de 90 minutos.