Reiki

O que é o Reiki?

A palavra REIKI, de origem japonesa, pode ser traduzida como “energia universal” e usa-se para nomear de forma sintética o Método de Cura de Usui para a Melhoria do Corpo e da Mente.

O universo em que vivemos é feito de energia: tudo é energia. Assim sendo, se quisermos colocar a questão de uma maneira muito simples, o que o Reiki faz é usar esta energia para promover a cura e o relaxamento.

O Reiki é uma técnica de cura natural, na qual o terapeuta utiliza a energia vital universal, que capta e transmite à pessoa que está a receber a terapia. Reiki repõe o equilíbrio energético do organismo. A energia universal é ilimitada e, por isso, não existe sensação de cansaço ou perda de energia por parte do transmissor.

Mas como é que isto se faz na prática?

A técnica baseia-se na imposição das mãos. Numa sessão completa o terapeuta vai colocando as mãos ao longo do corpo do recetor, desde a cabeça até chegar aos pés, em zonas específicas, de modo a que a energia que é transmitida possa atuar sobre os diversos centros energéticos do corpo (habitualmente chamados chacras). As mãos podem ser colocadas sobre o corpo ou ligeiramente acima, de acordo com a preferência do terapeuta, ou a familiaridade do cliente com a técnica e com o terapeuta, o efeito é o mesmo. Também não importa se o cliente tem roupa leve, ou está debaixo de cobertores, a energia passa sempre. Além disso, a energia é inteligente e dirige-se sempre para onde é mais necessária, conforme as necessidades específicas da pessoa que está a ser tratada.

 

Parece tão simples… Qualquer pessoa pode transmitir Reiki?

Sim, o Reiki é de tal forma simples que qualquer pessoa pode aprender transmiti-lo. Não é preciso ter uma aptidão especial. Todos podem fazer Reiki, independentemente da sua condição, se assim o quiserem: crianças, adultos, idosos, doentes ou saudáveis. Para ser Reikiano é necessário passar por um processo de sintonização com a energia, conduzido por um Mestre de Reiki e aprender as técnicas básicas de transmissão, isto é, aprender a canalizar a energia universal para auto-tratamento, tratamento a outros, a animais e a plantas. Isto pode ser conseguido num curso de um dia e é uma competência que, uma vez adquirida, fica para toda a vida. O importante é haver uma vontade sincera de se ajudar a si mesmo e aos outros.

Há Reiki com muitos nomes, é todo igual?

Há várias escolas de Reiki em todo o mundo que ensinam sistemas com algumas variações na teoria e prática. No entanto, desde que seja originária de Mikao Usui, a energia do Reiki é a mesma, seja qual for a escola.

Quais são os benefícios do Reiki?

O Reiki traz enormes benefícios a todos os níveis, sem qualquer risco para a saúde ou efeitos secundários de qualquer espécie. Ao repor o equilíbrio da energia vital, a atuação do Reiki faz-se sentir a vários níveis. A energia estimula os processos naturais de auto-cura e regeneração do organismo, sendo uma boa prática para o tratamento e manutenção da saúde física e psicológica.

E o que me pode dar o Reiki?

Por muito que gostasse de responder a esta questão… é impossível. A experiência de cada pessoa com o Reiki é única e indescritível. É esta a magia do Reiki: dar a cada um aquilo de que mais precisa. Viver esta maravilhosa energia, e deixar a magnífica cura do Reiki fluir é algo que apenas se sente 🙂 Marque já a sua sessão pelo 932 711 124